Origem:
O fogo do conselho tem origem indígena. Uma tradição muito comum a estes povos é a de reunir em noites especiais toda a tribo em volta de uma grande fogueira no qual de um modo muito festivo e alegre as pessoas dançavam e cantavam assim como contavam e encenavam histórias da própria tribo, dos seus deuses, das guerras e bravuras feitas pelos guerreiros daquela tribo. No final algum ancião contava passava algum ensinamento aos mais jovens.
Assim estas noites serviam tanto como uma festa como parte da formação dos mais novos reforçando a tradição oral passada de geração para geração. Para esta noite a vestimenta e a indumentária também era especial, normalmente os homens colocavam seus troféus (dentes de animais, escalpos, etc) em colares ou então presos numa pele de animal usada como capa ou poncho.
O que é o fogo do conselho?
O Fogo de Conselho é uma cerimônia, durante a qual, diante de um fogo simbólico, todos os membros ouvem, com reverência e atenção, conselhos de líderes experientes, narrativas amenas e alegres de outros chefes e líderes, instruem e divertem, expondo fatos e histórias aproveitáveis com fundos espirituais, lembrando anedotas espirituosas e humorismos sadios, interpretando canções, recitando e declamando poesias e prosas de fundo educativo, executando jogos e iniciativas de real proveito para a vida prática.
É uma hora de expansão, de bom-humor, de alegria, de joviabilidade, mas dentro da ordem e da disciplina, moralizadoras de nosso sistema.
Hora de entendimento coletivo, mas não de futilidades. A frivolidade está sobrando no mundo contemporâneo e se encastela de preferência no coração inexperiente da juventude.
Limpo de corpo e alma, puro nos seus pensamentos, palavras e ações, conforme preceitua nos artigos dos ideais, jamais se afastará o bom campista de suas Leis, mesmo nestes momentos de recreio.
Eis, por que as nossas alegrias simples e inocentes diferem essencialmente das alegrias fúteis e vazias do mundo moderno.
É o Fogo que acendemos em qualquer tempo, nas noites felizes e saudosas dos nossos acampamentos, sob o céu estrelado e azul, depois de um dia cheio de tarefas bem cumpridas sob o olhar de Deus, que está em toda parte, e da nossa Pátria querida, representada em nossa bandeira, hasteada em nosso acampamento.
Assim diante do fogo simbólico que arde no “Fogo de Conselho”, um mundo de emoções nobres, de sentimentos dignos, de desejos invulgares de aperfeiçoamento do caráter, deve emergir de nossas almas.
Como foi o nosso fogo do conselho!
Bom saímos em frente a IASD de Realeza lá por umas 19:30 em direção ao local em que foi montada nossa fogueira. No caminho passamos no posto stop, e continuamos então nossa caminhada até a associação do Baldissera, onde estava nossa fogueira.
(está é nossa fogueira quando acesa)
Bom a caminhada foi longa porém a sensação de se atolar na lama, de comer biz (nosso famoso maná) e pão de queijo e se aquecer em volta da fogueira foi otimaa.
Então fizemos varias perguntas, ouvimos historias e aprendemos de uma forma muito boa sobre vários assuntos.
Bom a caminhada foi longa porém a sensação de se atolar na lama, de comer biz (nosso famoso maná) e pão de queijo e se aquecer em volta da fogueira foi otimaa.
Então fizemos varias perguntas, ouvimos historias e aprendemos de uma forma muito boa sobre vários assuntos.
(pastor jogando maná para a Laura)
(alguns dos jovens tiverão a sorte de sentar no banco, como eu, mas outros só restou a folha de bananeira mesmo)
Enfim a pior parte se iniciará agora kkk a hora de ir em bora, de deixar aquele lugar no qual vivemos então bons momentos ao lado de amigos queridos (depois dessa declaração quero algo em pessoal). A volta foi meio sofrida , porém eu tinha um grande amigo que me levou nas costas kkk (obrigado dina).
Enfim tudo ocorreu de forma certa, como nosso bondoso Deus planejou, sem chuva (porque se chovesse adeus fogo do conselho) e sem nenhum perigo .
Houve até um salvamento por meio de nosso amigo Gustavo moura: no meio do caminho encontramos um pobre cãozinho amarrado em uma placa, super assustado.
Mas tudo ocorreu maravilhosamente bem.
Até a próxima galeraaa beijos...